Jogos Olímpicos

Pequim 2022: representantes políticos falham sessão de abertura em boicote diplomático

Países como Estados Unidos, Austrália ou Reino Unido acusam a China de violação dos direitos humanos.

Pequim 2022: representantes políticos falham sessão de abertura em boicote diplomático

Arrancaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Inverno na China. Representantes políticos de vários países não estiveram presentes na cerimónia de abertura, que decorreu no Estádio Nacional de Pequim.

O Ninho do Pássaro, como é conhecido, foi lugar de música, dança e de espetáculo pirotécnico. As 91 comitivas entraram, levantando as bandeiras que representam. Portugal tem três atletas em competição, que concorrem nas modalidades de ski alpino e de ski de fundo.

Nos últimos dias, vários líderes mundiais chegaram também a Pequim. Um deles é o Presidente russo, Vladimir Putin, que já se reuniu com o Presidente chinês. Os dois países anunciaram uma parceria estratégica. Numa altura de tensão entre Rússia e Ucrânia, Putin fala numa relação de proximidade sem precedentes com a China.

Há, no entanto, quem não vá marcar presença nos Jogos: países como Estados Unidos, Austrália ou Reino Unido acusam a China de violações dos direitos humanos. E, apesar de terem atletas em prova, não enviaram representantes políticos à cerimónia de abertura.

Saiba mais: