Kamila Valieva tem apenas 15 anos e já fez história nos Jogos Olímpicos de inverno: a patinadora russa é a primeira mulher a conseguir executar um salto “quad” durante uma prova das Olimpíadas.
Durante o evento de grupo, no decorrer da prova de individual feminina de patinagem livre, a jovem executou um “quad Salchow” – que consiste em fazer quatro rotações completas no ar –, o que valeu à equipa russa a medalha de ouro.
A rotina, ao som da música “Bolero” de Ravel, incluía ainda um “quad toeloop” e um “triple Axel”. No entanto a atleta acabou por não conseguir a aterragem do segundo “quad toeloop”.
A queda não afetou a sua prestação: Valieva levantou-se e prosseguiu a rotina. A equipa subiu ao primeiro lugar ao somar 178,92 pontos – mais 30 do que a equipa japonesa que levou a medalha de prata.
“Estou muito feliz. É um sentimento fantástico. Senti o peso da responsabilidade, mas consegui vencer”, disse a atleta russa, citada pela CNN. “Eu sinto um bocado do peso e da pressão. Esta é a minha primeira sessão entre patinadores adultos e acredito que estou a lidar bem com esta pressão: às vezes dá-me força e ajuda-me”, acrescenta.
Kamila Valieva tornou-se atleta sénior no ano passado e é já a campeã europeia de patinagem artística. Na competição, que decorreu na Estónia, a jovem bateu o recorde mundial ao somar 90,45 pontos. Em Pequim, não conseguiu repetir a marca, ficando com um score de 90,18.
Nos Jogos Olímpicos de inverno, já leva na mala uma medalha de ouro. A próxima prova de Valieva está marcada para o dia 15 de fevereiro, onde a atleta russa irá apresentar a sua rotina curta no evento de patinagem individual feminina.
Sabia mais:
- Jogos Olímpicos: são estas as regras extremamente rígidas contra a covid-19
- COI revela existência de 72 casos covid-19 relacionados com Jogos Olímpicos de Inverno
- Os três representantes de Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno: quem são e que objetivos têm?
- China reforça medidas de prevenção contra a covid-19 nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno
- Hong Kong: ativista septuagenário detido em protesto contra Jogos Olímpicos