No final da noite de quarta-feira, a agência France Press tinha avançado que Mouatassim Kadhafi, um dos filhos do líder líbio derrubado Muammar Kadhafi, tinha sido detido em Sirte, 360 quilómetros a leste de Tripoli, e transferido para Benghazi, citando um membro destacado do novo poder líbio, o Conselho Nacional de Transição(CNT).
"Mouatassim Kadhafi foi capturado em Sirte e transferido para Benghazi", no leste do país, disse Abdelkarim Bizama, conselheiro do chefe do CNT, Mustapha Abdeljalil, de acordo com a AFP.
Pouco tempo depois a AP, referiu que um porta-voz do Conselho Nacional de Transição confirmou a captura de um grupo de combatentes próximos de Muamar Khadafi mas não confirmou oficialmente a detenção de um dos filhos do antigo líder líbio.
Até agora não temos a confirmação de que Mouatassim Kadhafi foi capturado", disse Jalal el-Gallal, porta-voz do Conselho Nacional de Transição, citado pela AP.
A página de internet da BBC mantém a informação da "confusão em torno da captura do filho de Khadafi".
O anúncio da prisão do filho do antigo líder líbio provocou tiros em Tripoli e Misrata, festejando o acontecimento.
Nascido em 1975, médico e militar de carreira, Mouatassim Kadhafi foi formado por oficiais egípcios. Em 2007, foi promovido pelo pai para a chefia do Conselho de Segurança Nacional, dirigindo a sua própria unidade de elite.
Antes do início da revolta na Líbia, Mouatassim Kadhafi era o principal concorrente de Seif Al-Islam, outro filho de Kadhafi.