Dez distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso laranja devido à chuva intensa, acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o período mais crítico será até ao meio-dia, com especial atenção para as regiões Norte e Centro.
Em causa estão os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Os restantes distritos estão em aleta amarelo por causa da chuva.
Na Madeira, as Regiões montanhosas e a Costa Sul vão estar também sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 desta segunda-feira e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira.
A Proteção Civil já alertou que o mau tempo vai continuar pelo menos até terça-feira, com chuvas e ventos fortes. Pediu aos portugueses para adotarem uma condução defensiva, com atenção aos lençóis de água.
A Agência Portuguesa do Ambiente alerta para a ocorrência de inundações em zonas urbanas, "causadas por acumulações de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento", bem como possibilidade de cheias, "potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".
Alerta também para a possibilidade de deslizamentos e derrocadas, arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias, possibilidade de queda de neve e piso escorregadio.
