Meteorologia

Proteção Civil alerta: vento pode chegar aos 100 km/h e há possibilidade de inundações

Prevê-se vento forte no litoral e terras altas e chuva persistente em vários distritos do continente.

Loading...

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para as condições meteorológicas adversas referindo que "não é de descartar inundações em meio urbano" durante a noite.

Num ponto de situação das ocorrências relacionadas com o mau tempo que está a afetar Portugal continental, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse que está previsto um quadro meteorológico severo com maior incidência a partir das 23:00 de hoje até às 06:00 da amanhã.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil alertou ainda para os ventos fortes nas zonas altas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora e para a agitação marítima.

Em declarações à SIC, André Fernandes alertou para a precipitação constante e prolongada, pontualmente forte, nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Setúbal, Lisboa, Évora e Beja.

À população, o comandante da Proteção Civil recomendou medidas de autoproteção como ficar em casa durante a noite, procurar abrigos em andares cimeiros e cuidados redobrados na condução.

André Fernandes salientou que se prevê chuva forte "em grande parte do país".

"Não é de descartar inundações em meio urbano, nas cidades, nas aldeias ou nas vilas e naquilo que é inundação em alguns leitos de rio", observou.

Segundo a ANEPC, as áreas com maior risco de inundação são: Caminha, Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em Viana do Castelo; Braga e Barcelos, distrito de Braga; Santo Tirso, no Porto; na zona do Douro; no Mondego; na bacia hidrográfica do Tejo; no Sado e em algumas ribeiras do Algarve.

No entanto, a Proteção Civil ativou o aviso laranja para o rio Liz, em Leiria, devido a possíveis inundações.

Os distritos de Viseu, Porto, Lisboa, Coimbra, Braga e Aveiro foram os mais afetados. O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil reiterou o apelo aos cidadãos para terem cuidado nas deslocações noturnas e para "não se aproximarem da linha de costa".

A Proteção Civil contabilizou 666 ocorrências entre as 00:00 e as 19:00 de hoje.