Meteorologia

O conselho das seguradoras aos lesados pelo mau tempo

Loading...

Em entrevista na SIC Notícias, o diretor da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros explica o que é mais importante a ter em atenção, numa primeira fase.

Milhares de seguros já foram acionados devido aos danos causados pelas chuvas e inundações em casas, estabelecimentos comerciais e automóveis.

A informação foi dada pelo diretor da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE), em entrevista na SIC Notícias. Nuno Catarino explicou que a maioria das seguradoras ativou um plano de emergência e têm peritos nos locais. O diretor da APROSE deixou também um conselho fundamental a todos os que foram afetados pelo mau tempo.

Em primeiro lugar, "é necessário fazer uma quantificação dos danos", um processo difícil, mas essencial para que os lesados possam ser ressarcidos rapidamente pelos seguros.

"O importante é documentar o que aconteceu, o que significa tirar fotografias, fazer filmes, e podem começar a tirar as coisas", esclarece Nuno Catarino. Sem esse procedimento será mais complicado obter a indemnização a que têm direito.

O diretor da APROSE está confiante de que nos próximos dias os procedimentos "vão começar a agilizar". "As seguradoras são muito sensíveis a este tipo de situações", sublinhou, admitindo que “a pressão mediática pode ajudar a acelerar”.