As temperaturas vão continuar elevadas nos próximos dias e, esta segunda-feira, há vários distritos a ultrapassar os 30ºC de máxima. Santarém e Setúbal serão os mais quentes.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros em Santarém e Setúbal podem mesmo chegar aos 33ºC. Também em Leiria, Lisboa e Beja são esperadas temperaturas acima dos 30ºC.
O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo e vento fraco do quadrante leste, rodando para o quadrante norte na faixa costeira ocidental durante a tarde. As previsões apontam ainda para um acentuado arrefecimento noturno e uma pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8ºC (em Bragança) e os 15ºC (em Portalegre, Faro e Porto) e as máximas entre os 23ºC (na Guarda) e os 33ºC.
Mais de 20 concelhos em risco máximo de incêndio
As altas temperaturas e a baixa humidade são fatores que aumentam o risco de incêndio. Por essa razão, o IPMA colocou 22 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam perigo máximo de incêndio rural.
A grande maioria do território – com a exceção para os distritos de Aveiro, Porto e Viana do Castelo – apresentam risco elevado de incêndio. Há ainda mais de 50 concelhos em risco muito elevado de incêndio.
As previsões de perigo de incêndio muito elevado estendem-se, pelo menos, até quinta-feira. A determinação de perigo de incêndio é obtida a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para estes dias, o Governo anunciou um dispositivo excecional de 48 equipas dos bombeiros para reforçar o combate aos fogos. A Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários considera que o dispositivo é adequado, mas que não chega para evitar os incêndios.
"Não poderemos pensar que é exequível ter um dispositivo que consiga garantir uma resposta de 100% de eficácia a todas as ocorrências. Haverá sempre ocorrências que irão ser mais complexas e que irão prolongar-se mais no tempo. Porque temos muitos fatores a contribuir para isso", explica o comandante Luís Coelho, vice-presidente da APBV.

Continente e arquipélago da Madeira com risco muito elevado de radiação UV
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.
Com níveis elevados de exposição à radiação UV estão as ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores. A ilha Flores, no mesmo arquipélago, apresenta risco moderado de exposição à radiação UV. A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.