Seis distritos do continente vão estar esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes forte e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre 12:00 e as 21:00 desta segunda-feira.
O IPMA colocou a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira sob aviso vermelho, devido às chuva forte e persistente. O aviso vermelho entra em vigor pelas 15:00 de segunda-feira e prolonga-se até às 15:00 de terça.
Sete ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo e laranja, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, a partir desta segunda-feira e até quarta-feira. Apenas o grupo ocidental - Flores e Corvo - não tem qualquer alerta.
As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
Entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira e entre as 09:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.
Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 09:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.