Os incêndios no Canadá provocaram uma nuvem de fumo que chegou esta segunda-feira a Portugal Continental, depois de ter afetado as ilhas dos Açores. O que muitos perceberam pelas alterações no céu é provado pela NASA, que divulgou uma imagem de satélite que mostra o fumo a atingir o território nacional.
Na fotografia, captada na manhã de segunda-feira, é possível observar a nuvem a chegar ao norte de Portugal e Espanha. Até ao final desta terça-feira, deve alastrar-se ao resto do nosso país.
Segundo o IPMA, “a nuvem parece estar confinada acima dos 1100 metros de altitude e por isso não deverá afetar as populações abaixo deste nível”. No entanto, este evento deverá causar uma redução de visibilidade e uma redução do brilho do sol, bem como do tom azul do céu.
Os incêndios florestais que consomem o Canadá há semanas têm emitido para atmosfera quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos. Além disso, as chamas já terão consumido mais de 5 milhões de hectares desde o início do ano.
Portugal enviou 140 operacionais para ajudar a combater os incêndios no Canadá, que podem durar o verão inteiro.