Meteorologia

Calor “insuportável”: termómetros chegam aos 43 graus nos EUA

O aumento da temperatura nos Estados Unidos está a fazer soar os alarmes. Nas últimas semanas foram reportados cinco casos de malária contraída dentro do país.

Loading...

Vários estados norte-americanos enfrentam uma vaga de calor que deverá continuar até à próxima semana. Arizona, Florida e Texas são os mais afetados, com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus Celsius.

Para além das elevadas temperaturas, também os níveis de humidade se encontram muito altos. Uma combinação que se está a tornar “insuportável” e a afetar mais de 62 milhões de pessoas.

Sobretudo no Texas, as autoridades estão especialmente preocupadas com os milhares de sem-abrigo que vivem nas grandes cidades. Muitas organizações estão, por isso, a pedir aos voluntários para ajudarem na distribuição de água.

“Com este calor, e vivendo ao ar livre, a água é extremamente importante. Tivemos de aumentar a quantidade de água que distribuímos por causa do calor. Todos os anos, há pessoas que morrem devido ao calor”, afirmou Ryan Walker, de uma organização de apoio a sem-abrigo.

Ao fim da tarde de terça-feira os termómetros chegaram aos 43 graus Celsius em Houston, no Texas. O aumento da temperatura média, nos Estados Unidos, está a trazer, também, outros problemas de saúde, para além dos causados diretamente pelo calor.

Nas últimas semanas foram reportados cinco casos de malária contraída dentro do país: quatro na Florida e um no Texas.

É a primeira vez, em 20 anos, que há registos de casos que não foram trazidos por doentes picados por mosquitos noutros países. Foi, entretanto, emitido um alerta e a população recebeu indicações para se proteger sempre que estiver ao ar livre, sobretudo em zonas onde haja mais mosquitos.