Meteorologia

Entrevista SIC Notícias

Prepare o casaco: temperaturas vão descer nos próximos dias

Espera-se uma descida da temperatura nos próximos dias, sobretudo na região Norte, acompanhada de chuva forte nesta madrugada. O calor só regressa no inicio da próxima semana.

Loading...

Depois do calor intenso das últimas semanas, a chuva chegou a várias regiões do país, sobretudo do Norte e do Centro, que estão a ser atingidas por um rio atmosférico.

Os climatologistas preveem que o tempo de chuva melhore apenas no final desta quinta-feira. O período mais crítico será na próxima madrugada.

“O pico da precipitação pode variar, pode entrar logo depois da hora do jantar e durar até às 3h ou 4h da madrugada do dia 26”, afirma o climatologista Mário Marques. “A partir do final da madrugada, [a chuva] tende a suavizar. Penso que a partir das 8h termina a precipitação."

Quanto à temperatura, Mário Marques alerta que “vamos andar de casaco pelo menos até ao início da próxima semana", sobretudo na região Norte.

“Antes de aumentar, ela vai descer de forma acentuada, com uma descida de 5 a 6 graus abaixo da média."

A partir de segunda, espera-se uma subida da temperatura.

Outono chega com 'cocktail' meteorológico

A chuva forte e persistente dos próximos dias tem explicação: trata-se de um rio atmosférico, fenómeno meteorológico que se traduz - de uma forma mais simples - numa massa de ar com "elevado vapor de água".

Este rio atmosférico, que vai atingir sobretudo o Norte e Centro do país até ao final de quinta-feira, será ainda afetado pelo anticiclone localizado a sul dos Açores e pela depressão Aitor.

Isto porque os ventos do anticiclone giram no sentido dos ponteiros do relógio e os da depressão Aitor em sentido contrário. O efeito? Esta massa de ar, cheia de vapor de água - o tal rio atmosférico - ganha velocidade e ainda mais humidade.