Meteorologia

Prepare-se para (muita) chuva: depressão afeta continente e ciclone aproxima-se dos Açores

Previsão de chuva forte e persistente deixa praticamente todo o continente sob aviso, incluindo seis distritos sob aviso laranja.

Loading...

Portugal continental está a ser afetado por uma depressão que vai atingir vários distritos nas próximas horas, enquanto o ciclone tropical KIRK se aproxima do arquipélago dos Açores.

Em declarações à SIC, o climatologista Mário Marques explica que a chuva forte que já se fez sentir esta madrugada no Norte do país vai começar a afetar o Centro e a Grande Lisboa esta noite.

“A depressão que afetou, com a superfície frontal fria, o continente durante a madrugada de hoje na região do grande Porto, distrito de Braga e Viseu, agora encaminha-se para os distritos de Aveiro e também Coimbra."

"Irá afetar também, durante a noite, mas sobretudo na próxima madrugada - entre as 3 e as 6 da manhã - a região da área metropolitana de Lisboa, distrito de Santarém, Portalegre, Castelo Branco (...) e depois irá progredir para sul, mas com menor intensidade, na manhã de amanhã.”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para os riscos de inundações em zonas afetadas recentemente por incêndios e pediu a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Seis distritos sob aviso laranja entre domingo e segunda-feira

Há seis distritos sob aviso laranja, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado - Aveiro, Coimbra, Porto, Vila Real, Viseu (este domingo) e Castelo Branco (esta segunda-feira), enquanto todos os distritos de Portugal continental com exceção de Faro estarão em pelo menos um destes dias sob aviso amarelo.

Também o vento será forte, sobretudo no distrito de Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Aveiro, com rajadas poderão atingir os 100 km por hora.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºC em Bragança e os 20ºC em Lisboa e Santarém, enquanto as máximas deverão rondar os 18ºC em Vila Real e os 28ºC em Santarém.

Ciclone vai atingir Açores com rajadas de vento até 110 km/h

Já o arquipélago dos Açores vai ser afetado pelo ciclone tropical KIRK, atualmente um furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, mas que deverá baixar para categoria 2, antecipa Mário Marques.

O ciclone tropical KIRK “irá circundar o Grupo Ocidental dos Açores, onde irá ter como consequência principal a agitação marítima e o vento, que será forte, na ordem dos 80 km por hora, com rajadas podem chegar aos 110 km/h e a ondulação pode situar-se entre os 7 e os 8 metros”.

A melhoria do estado do tempo pode acontecer a partir de meio da próxima semana.