Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho
Fernando Veludo/Lusa

Terminado

Meteorologia

Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho

O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk, com chuva, vento forte e agitação marítima com ondas que podem chegar aos cinco metros. Só entre as 18:00 de terça-feira e as 9:00 de hoje, foram registados mais de 1.300 ocorrências. Os distritos de Viana, Braga, Porto e Aveiro são os mais afetados. A meio da tarde, ainda havia 48 mil pessoas sem eletricidade.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Diminui para 10 mil o número de clientes sem energia - E-Redes

Cerca de 10 mil clientes, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 19:00 de hoje sem eletricidade devido ao mau tempo que afeta o país, adiantou a E-Redes.

"Estão repostos 98% do pico de clientes afetados, maioritariamente concentrados nos distritos de Viana e Braga", destacou a empresa, no mais recente balanço enviado à agência Lusa.

A E-Redes destacou ainda que "estão mobilizados no terreno 800 operacionais".

No ponto de situação anterior, a E-Redes tinha referido que cerca de 48 mil clientes, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 16:30 sem eletricidade devido ao mau tempo.

Escolas fechadas, estradas cortadas e prédios atingidos: tempestade Kirk fez estragos por todo o país

O estado do tempo desta terça-feira em Portugal foi afetado pela tempestade Kirk, com chuva, vento forte e agitação marítima com ondas que podem chegar aos cinco metros. 

Placa de trânsito quase atinge automobilista na A41

Loading...

O momento foi partilhado nas redes sociais e mostra um placa de trânsito de grandes dimensões a cair na via, precisamente, quando um automobilista passa. O incidente aconteceu esta manhã de quinta-feira na A41, que circunda a Área Metropolitana do Porto, devido aos efeitos da tempestade kirk.

Ainda há 48 mil pessoas sem eletricidade

Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho

Lusa

Cerca de 48 mil pessoas, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 16:30 sem eletricidade devido ao temporal que afeta o país, adianta a E-Redes.

Em comunicado, a empresa do grupo EDP referiu que às 16:30 já haviam sido resolvidas 90% das ocorrências registadas depois de, às 11:45, o número de clientes sem energia se cifrar nos 175 mil.

Às 09:00 estavam sem energia cerca de 400 mil clientes.

A principal causa das avarias tem sido quedas de árvores e projeção de ramos que têm danificado postes e condutores.

Vento forte causa prejuízos avultados na castanha de Valpaços

Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho

Lusa

O vento forte provocou prejuízos avultados no setor da castanha, no concelho de Valpaços, derrubando árvores e imensos ouriços a cerca de duas semanas do início da apanha, segundo uma associação e o município.

"Na parte da montanha, os soutos estavam carregados e a castanha estava já na fase de maturação e veio este vento e partiu castanheiros e deitou ouriços ao chão. É uma tragédia", afirmou António de Medeiros à agência Lusa.

O autarca estima que o temporal tenha provocado uma quebra de produção de castanha na ordem dos 40% a 50%.

"Esta foi uma nova praga que nos atingiu esta noite e que provocou a queda de imensos ouriços. Temos imensos ramos partidos, temos castanheiros arrancados e isto a 15, 20 dias da colheita é um prejuízo enormíssimo. É uma facada que levamos depois de um ano inteiro a tomar conta da cultura", afirmou Lino Sampaio, da associação Agrifuturo.

A24 reabre ao trânsito no troço de Vila Pouca de Aguiar

Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho

Lusa

A Autoestrada 24 (A24) reabriu pelas 15:30, nos dois sentidos, entre os nós de Vila Pouca de Aguiar e de Fortunho, em Vila Real, depois ter estado fechada por causa do vento forte.

O troço da A24 foi cortado à circulação automóvel pelas 09:45, quando se fazia sentir muito vento naquela zona do distrito de Vila Real.

A circulação de trânsito foi reposta no sentido Vila Pouca de Aguiar-Vila Real pelas 14:00, reabrindo em toda a extensão pelas 15:30.

Esta quarta-feira de manhã, pelas 07:00, um camião tombou no viaduto da A24, ao quilómetro 48, perto de Vila Pouca de Aguiar, com o motorista a sair ileso.

Por causa do temporal, no distrito de Vila Real, as escolas foram encerradas nos concelhos de Montalegre, de Vila Pouca de Aguiar e Mondim de Basto.

Circulação na Linha do Minho restabelecida

Tempestade Kirk começa a dar tréguas, restabelecida circulação na Linha do Minho

Lusa

De acordo com uma atualização feita pelas 14:30, foi "restabelecida a tensão elétrica no troço Vila Nova de Cerveira - Valença", estando a "circulação ferroviária normalizada".

A circulação na Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo já tinha sido retomada às 11:00, mas continuava suspensa entre Viana do Castelo e Valença, disse hoje fonte da CP.

Em causa esteve a queda de árvores hoje para a linha, tendo sido necessário desligar as catenárias para a remoção das mesmas em condições de segurança.

Um dos casos foi registado pelas 07:10 em Aborim, Barcelos.

A circulação no ramal de Braga também sofreu condicionamentos, mas, entretanto, voltou à normalidade.

Pelas 13:30, fonte oficial da IP também informou a Lusa de que a Linha do Douro já estava "sem restrições", após a circulação se fazer em marcha à vista durante parte da manhã.

Pelas 14:30, mantinha-se a circulação suspensa entre Santo Tirso e Guimarães devido a corte de tensão.

Já na Linha do Vouga, "registam-se penalizações acentuadas".

Queda de árvore em Guimarães

Loading...

Um espectador enviou à redação da SIC um vídeo que dá conta da queda de uma árvore em Guimarães, mais concretamente na Rua Associação Artística Vimaranense.