Meteorologia

Analise

“Gota fria" traz aguaceiros fortes e frio temporário ao sul de Portugal

A meteorologista do IPMA Maria João Frade explica como o fenómeno vai afetar Portugal nos próximos dias, sobretudo no Baixo Alentejo e Algarve.

Loading...

Uma depressão atmosférica que se desloca do centro da Europa para sudoeste vai provocar um fenómeno de “gota fria” em Portugal, afetando especialmente o Baixo Alentejo e o Algarve, explica a meteorologista Maria João Frade, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que já emitiu aviso amarelo para estas regiões, mas que poderá evoluir para laranja caso se confirmem os cenários mais severos.

“Temos uma depressão dos níveis altos da atmosfera que caminha gradualmente do interior do continente europeu para sudoeste, atravessando o território do continente, a partir da tarde de hoje e vai deslocar-se gradualmente para sudoeste."

DANA é como os espanhóis chamam à "depressão isolada [aislada] em níveis altos" - "é uma gota fria, uma depressão em altitude e vai ficar posicionada a oeste do território do continente e vai começar a ter mais impacto sobre Portugal continental principalmente a partir de amanhã."

Aguaceiros fortes e aviso amarelo para o sul

De acordo com os modelos meteorológicos, a partir de dia 15 espera-se precipitação intensa, especialmente no Baixo Alentejo e Algarve, onde o IPMA já prevê aguaceiros significativos.

“Temos potencial para termos precipitações bastante fortes”, afirmou Maria João Frade, explicando que, se as condições se confirmarem, “é muito provável que o nível de aviso seja elevado para laranja nessas regiões”.

As baixas temperaturas sentidas hoje, resultado de uma massa de ar polar que se moveu do interior europeu para a Península Ibérica, vão também começar a subir gradualmente a partir de amanhã.

“Hoje é o dia com temperaturas máximas mais baixas, mas amanhã já começa a subir”, afirmou a meteorologista. "Hoje com as baixas temperaturas, temos até a previsão de neve acima dos 1400 1600 m de altitude na Serra da Estrela."

A depressão atmosférica em altitude trará uma nova massa de ar, mais quente e com características tropicais, o que deverá elevar as temperaturas mínimas e máximas até ao final da semana.