Meteorologia

Entrevista SIC Notícias

Climatologista adianta que "não se espera" chuva nos próximos dias, mas haverá frio

Depois do dilúvio de domingo, o sol está de regresso? Sim, mas trouxe temperaturas baixas. O climatologista Mário Marques explica que a chuva só deverá regressar no próximo fim de semana. Até lá, haverá frio e alguns dias de sol.

Loading...

O climatologista Mário Marques adianta que, depois da depressão Bert, não deverá chover nos próximos dias em Portugal. Contudo, assinala que houve uma "descida acentuada da temperatura", que se irá manter.

Na SIC Notícias, o climatologista diz que o pico da tempestade Bert (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda) em Portugal "já passou": deu-se no domingo à noite, entre as 21:00 e a 00:00.

"São muito difíceis de detectar porque existirem pequenas alterações de trajeto, em que a região Centro e na Área Metropolitana de Lisboa tiveram maior número de situações", refere.

Basta "três ou quatro" situações "desviarem-se" para afetarem um distrito mais do que o outro.

Nas próximas horas, as pessoas devem estar atentas à agitação marítima. Contudo, haverá "melhorias ao longo do dia".

Até sexta-feira "não se espera precipitação", apenas dias "intercalados com sol".

Mário Marques destaca que houve uma "descida acentuada da temperatura" de domingo para segunda.

"A temperatura desceu 9ºC/10ºC, valores que se irão manter, sobretudo a Norte, onde tivemos ontem 23ºC(24ºC graus em muitas localidades e hoje não passarão dos 15ºC ou 16ºC", refere.

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro a chuva deverá regressar, acrescenta.

Em novembro de 2023, houve "muito mais dias com precipitação" quando comparado com este ano, diz ainda o climatologista. Contudo, este ano, choveu "mais a Sul do que a Norte".

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 566 ocorrências relacionadas com vento forte e chuva, sobretudo quedas de árvores e de estruturas.

A região de Coimbra foi a mais afetada.