As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam que as temperaturas irão manter-se frias, especialmente no interior do país, onde as geadas continuarão a fazer-se sentir.
De acordo com Mário Marques, "até ao fim de semana as temperaturas irão manter-se muito semelhantes ao dia de hoje, sobretudo nas regiões interiores, onde as geadas irão fazer-se sentir de forma ainda mais intensa". O vento, que diminuirá significativamente, reduzirá a sensação térmica de frio, mas criará condições favoráveis para a formação de gelo nas estradas.
Apesar do prolongado período de céu limpo, a chuva poderá regressar em breve, mas sem grandes alterações nas temperaturas.
"A partir de dia 13, há a possibilidade de termos alguma precipitação, associada a uma depressão em altitude fria", explica o especialista.
Em Portugal, esta precipitação deverá ocorrer na sexta-feira, mas será insuficiente para elevar as temperaturas.
Nas regiões costeiras, é esperado um ligeiro aumento das temperaturas a partir da próxima segunda-feira, enquanto no interior a situação se manterá quase inalterada. "Um ou dois graus na máxima, mas a mínima irá permanecer baixa, com condições para a formação de geada, pelo menos até ao dia 16".
Alterações climáticas e variabilidade
Mário Marques admite que a perceção de descidas súbitas de temperatura tem vindo a intensificar-se.
"Essa variabilidade num curto espaço de tempo cada vez tem sido maior. Trata-se até de um padrão que, na última década, se tem vindo a fazer sentir, não só em Portugal, mas em muitos países do mundo. Por vezes, temos temperaturas acima da média que, em 24 horas, descem 7 ou 8 graus".
Segundo o climatologista, este fenómeno está relacionado com uma atmosfera mais quente que favorece mudanças abruptas nas condições meteorológicas.
Natal com frio, mas sem chuva
Em relação ao período festivo, as previsões são otimistas para quem planeia viajar ou visitar familiares.
"Para a semana do Natal, é provável que exista um núcleo de altas pressões sobre a Península Ibérica, o que poderá trazer tempo seco e um arrefecimento noturno acentuado. Não é de prever que exista precipitação".
