Meteorologia

Chuva forte, trovoada e granizo: depressão Garoe chega ao continente depois de passar pela Madeira e Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou este domingo que a depressão "GAROE", que vai atingir os Açores e a Madeira, chega também ao continente a partir de segunda-feira, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo.

Chuva forte, trovoada e granizo: depressão Garoe chega ao continente depois de passar pela Madeira e Açores
Canva

A depressão deverá começar a afetar o estado do tempo em Portugal continental a partir da manhã de segunda-feira, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, situação que deverá manter-se até quarta-feira.

Loading...

A depressão deverá começar a afetar o estado do tempo em Portugal continental a partir da manhã de segunda-feira, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, situação que deverá manter-se até quarta-feira.

O IPMAprevê ainda para o continente vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente, em especial no litoral e terras altas, onde as rajadas poderão atingir os 80 km/h na quarta-feira e aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste que poderão atingir cinco metros na terça e quarta-feira.

"Esta situação meteorológica será também caracterizada pela subida generalizada de temperatura, em especial da mínima, contrastando com os valores baixos registados nos últimos dias", refere o IPMA em comunicado.

Avisos para todas as ilhas dos Açores

O IPMA colocou, entretanto, as nove ilhas dos Açores sob avisos laranja e amarelo, devido aos efeitos da depressão.

"Prevê-se que a depressão Garoe provoque precipitação em todo o arquipélago, que poderá ser por vezes forte. Prevê-se o aumento da intensidade do vento, a soprar de oeste rodando gradualmente para norte, com rajadas até 110 km/h em todos os grupos", adianta o IPMA.

Aviso laranja para Porto Santo

Na Madeira são esperados períodos de chuva por vezes forte, a partir do final da manhã de segunda-feira, situação que se deverá manter até quarta-feira.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil, o IPMA emitiu um aviso amarelo para chuva nas regiões montanhosas da ilha da Madeira, em vigor entre as 09:00 e as 15:00 de segunda-feira.

A costa norte e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso laranja para agitação marítima entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira, ao passo que para a costa sul da Madeira foi emitido um aviso amarelo para o mesmo período.

Considerando a situação de mau tempo, a Capitania do Porto do Funchal alerta a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, nomeadamente reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba.

Com Lusa