No Médio Tejo há risco de inundações devido à forte chuva que tem caído nas últimas horas. A situação leva a Proteção Civil a estar atenta às descargas da albufeira de Castelo de Bode.
Com o agravamento das condições meteorológicas e as possíveis descargas da barragem de Castelo de Bode, poderão vir a registar-se cheias na bacia hidrográfica do Tejo.
A Proteção Civil alerta para possíveis inundações nas localidades das margens do rio e recomenda prudência nas deslocações, o afastamento e recolha de equipamentos, viaturas e animais das zonas ribeirinhas.
Nos últimos dias, já se têm registado constrangimentos em vários concelhos do Médio Tejo com inundações em Constância e em Vila Nova da Barquinha, o aumento do caudal na zona do Agroal em Tomar e Ourém, queda de árvores em Torres Novas e inundações em Abrantes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Proteção Civil já estão a avaliar o caudal do Tejo, juntamente com as autoridades espanholas, por forma a monitorizar as eventuais descargas de Castelo de Bode.