Meteorologia

Tempestade Hermínia: regiões Norte e Centro afetadas com chuva e vento a mais 100 quilómetros por hora

Desde a meia-noite até ao meio da tarde desta segunda-feira, a Proteção Civil registou 444 ocorrências. As regiões de Coimbra, Porto e Viseu foram as mais afetadas pela depressão que também está a atravessar a vizinha Espanha.

Loading...

O Norte e o Centro do país estão a ser as regiões mais afetadas pela tempestade Hermínia. Há registo de inundações, queda de árvores e de infraestruturas. A situação mais preocupante foi em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu. Parte da Estrada Nacional 329 desabou e uma carrinha caiu. Os dois ocupados saíram ilesos.

É já com a luz do dia, que Alcino Martins recorda o susto que apanhou quando a estrada onde seguia com a mulher. Desabou a rampa com mais de sete metros.

Os dois ocupantes conseguiram sair da carrinha antes da viatura cair ao buraco e ser arrastada pela força da água.

A cratera, na estrada que liga Vila Nova de Paiva a Tarouca, foi provocada por um deslizamento de terras. Àquela hora, estava a chover de forma intensa.

O distrito de Viseu é um dos mais afetados pela tempestade Hermínia mas por todo o país, sobretudo no Norte e no Centro, o temporal provocou estragos.

Há registo de queda de árvores, pequenas inundações e de deslizamento de terras.

Derrocada de parede atinge café

Na região Centro, na localidade de Terras Pretas, em Torres Novas uma parede de um anexo devoluto não resistiu à velocidade do vento caiu e atingiu um café. Uma pessoa ficou ferida, sem gravidade.

A previsão de vento forte fez o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocar 10 distritos sob aviso amarelo: quase todos do litoral.

As rajadas podem atingir os 80 quilómetros por hora, ou os 110 quilómetros por hora, no caso das terras altas.

10 distritos sob aviso vermelho

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga a partir das 12:00 desde o meio-dia deste segunda-feira e até às 09:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, podendo atingir 14 metros.

O Instituto emitiu também aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.

Depressão Hermínia: registadas 400 ocorrências em Portugal continental nas últimas horas