DIRETO

Meteorologia

Depressão Martinho provoca mais de 8.000 ocorrências, rajada mais intensa foi de 169,2 km/h no Cabo da Roca

A passagem da depressão Martinho pelo continente já deu origem mais de 8.000 ocorrências, 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número "acima da média". Acompanhe em direto, e ao minuto, a emissão especial da SIC Notícias.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Em Sintra: depressão Martinho provoca estragos no cemitério de Montelavar

Monumentos na serra de Sintra continuam encerrados nos próximos dias

Os monumentos da serra de Sintra vão continuar encerrados nos próximos dias, devidos aos estragos provocados pela depressão Martinho, com exceção do parque e Palácio de Monserrate, que reabrem no sábado.

Numa nota, a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) avançou que "o parque e Palácio Nacional da Pena, o Chalet da Condessa d'Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos permanecerão fechados" e que está prevista para sábado a reabertura do parque e Palácio de Monserrate.

Depressão Martinho: sul do país registou mais de 600 ocorrências devido ao mau tempo

Quarteira, Loulé
Loading...

A localidade de Fóia, no Algarve, chegou a registar rajadas de vento de quase 160 km/h. As autoridades registaram mais de trezentas ocorrências, a larga maioria de quedas de árvores.

Seixal e Almada ativam Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

As Câmaras Municipais do Seixal e de Almada, no distrito de Setúbal, ativaram o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, devido aos danos da depressão Martinho.

Segundo a Câmara do Seixal, existe a necessidade de serem "empreendidas medidas imediatas de recuperação e requalificação dos edifícios e equipamentos públicos afetados, garantindo a imperiosidade de devolver a normalidade à vida quotidiana da população".

Já a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, decidiu assinar o despacho de ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil face "à necessidade de acompanhar em permanência a situação e adotar medidas de resposta adequadas e urgentes face às ocorrências registadas e ao que ainda possa acontecer nas próximas horas ou dias". A decisão visa garantir a reposição das condições de normalidade.

Parte do concelho de Sobral de Monte Agraço sem água

Parte do concelho de Sobral de Monte Agraço está desde hoje de madrugada sem água devido à falta de eletricidade nos sistemas de bombagem, na sequência do mau tempo, disse hoje o presidente da câmara.

"Estamos desde a madrugada sem água em parte do concelho e se os problemas elétricos não forem resolvidos poderemos vir a ficar em todo o concelho", afirmou José Alberto Quintino à agência Lusa.

Foram registados cortes no abastecimento de água em várias localidades do concelho, nomeadamente Calçada, Chãos, Fetais, Freiria, Martim Afonso, Pedrógãos, Pobrais, Tojais, Via Galega e Zona Industrial - Casal da Espinheira.

Metro de Lisboa mantém três estações abertas a sem-abrigo durante a noite

Depressão Martinho provoca mais de 8.000 ocorrências, rajada mais intensa foi de 169,2 km/h no Cabo da Roca

SIC Notícias

O Metropolitano de Lisboa vai manter abertas as estações Santa Apolónia, Oriente e Rossio, esta madrugada, para permitir que as pessoas em situação de sem-abrigo possam ali pernoitar.

Em Oeiras os estragos foram muitos, mas situação "podia ter sido pior"

Caxias, Oeiras
Loading...

Em entrevista à SIC Notícias, Isaltino Morais faz um balanço das ocorrências no concelho de Oeiras e explica que o facto dos trabalhadores estarem a responder às questões durante a noite ajudou nos trabalhos de rescaldo. Também o comandante Marco Martins, vice-presidente da Liga dos bombeiros, diz que a “maior disponibilidade para os cidadãos estarem mais despertos para aquilo que é o risco" ajudou no controlo da situação.

Mais de 8.200 ocorrências, maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo

Das 00h00 de 19 de março às 18h00 desta quinta-feira foram registadas em Portugal Continental um total de 8.241 ocorrências relacionadas a situação meteorológica adversa:

- 350 Região do Algarve

- 293 Região do Alentejo

- 5.051 Região de Lisboa e Vale do Tejo

- 1.656 Região Centro

- 891 Região Norte

𝗧𝗶𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗢𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀:

- 4.240 quedas de árvore/ramos

- 1.938 quedas de estruturas

- 1.480 limpezas de via

- 84 movimentos de massa

- 61 inundações