Meteorologia

Entrevista SIC Notícias

Como vai estar o tempo no fim de semana e o que se pode esperar até ao final de abril?

A chuva está de regresso, com avisos para quase todo o país, mas esse pode não ser o cenário para todo o fim de semana, como explica o climatologista Carlos Pires, que indica também quais as previsões meteorológicas para as próximas semanas.

Loading...

Catorze distritos de Portugal Continental vão ficar sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva forte. Entra em vigor ao meio-dia e só termina às 18:00. Só Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e as ilhas estão sem avisos meteorológicos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo para amanhã.

"Nós estamos sobre a ação de uma depressão, não muito intensa, a tempestade Oliver, mas não vai produzir muita chuva, vai produzir chuva essencialmente (...) A partir de domingo, vai haver menos chuva. A frente fria que vai passar hoje, vai entrar em oclusão e vai enfraquecer gradualmente," explica o climatologista.

Carlos Pires acrescenta que o sol vai aparecer esporadicamente: "Como ainda haverá algumas linhas de instabilidade, poderá haver alguns aguaceiros fracos dispersos, com algumas abertas a partir de domingo e durante a semana".

A instabilidade irá continuar as próximas semanas, com as previsões meteorológicas a apontarem para um "período de transição".

"De acordo com as previsões sazonais do Centro Europeu, pelo menos até mais uma semana ainda teremos anomalias positivas da precipitação.

Na quarta semana de abril já entramos em situação dentro da norma, mas ainda não se prevê quando é que vá haver, francamente, uma sequência de dias solarengos que todos desejamos", refere Carlos Pires.