A época balnear só arranca em junho e os termómetros também ainda não subiram por aí além, mas quem escolheu o Algarve para fazer férias nesta altura tem pouco que reclamar.
“Tivemos sorte porque quando chegamos aqui no domingo o tempo melhorou porque na semana anterior tinha subido bastante”, conta um turista português.
E quem chegou cedo foi presenteado com um mini espetáculo… de golfinhos.
“Acho que esta é a manhã mais agradável que tivemos aqui e já vimos aqui há muito tempo porque o mar está lindo de tão calmo e termos visto os golfinhos… e está calor também. “Está maravilhoso”, diz um casal de turistas estrangeiro.
O vento deu tréguas este fim de semana, mas não tem sido assim em toda a região. Em Lagos, quem tem estabelecimentos junto à praia notou uma quebra no movimento logo depois da Páscoa. Agora que o calor veio para ficar, esperam-se meses positivos para o turismo da região.
“Começa agora nesta altura, que também vai abrir a época balnear provavelmente no fim deste mês já (...) e depois é um ‘boom’ intenso durante o verão até ao final de outubro”, conta Tito Maia, funcionário de restauração
“Está tudo mais ou menos igual ao que tem sido os últimos anos. Tivemos uma falsa partida com a Páscoa e com os feriados prolongados, que o tempo não ajudou, mas tirando isso não há grandes diferenças”, diz Clarence Correia, empresário de restauração.
Com eleições marcadas para este domingo, os portugueses tiveram de adaptar os planos para poderem aproveitar o sol no Algarve sem peso na consciência.
O bom tempo vai estender-se à próxima semana, mas não é desta que a água aquece. Deverá continuar a rondar os 17 graus, na costa algarvia, mesmo nos dias mais quentes.