Meteorologia

Entrevista SIC Notícias

"Massa de ar do Norte da África na origem do pico de calor que poderá durar três a quatro dias"

O meteorologista Nuno Lopes explica que estamos a iniciar um período de temperaturas muito elevadas, "acima dos 35 graus em muitas regiões da zona Sul e mesmo no Vale do Tejo ou no Vale do Douro".

Loading...

Os distritos de Beja, Évora, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso amarelo devido ao aumento das temperaturas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que as temperaturas máximas vão ser elevadas e persistentes durante os próximos dias. A temperatura vai continuar a subir e pode chegar aos 38 graus no sul do país. Em Beja, Évora e Setúbal, os avisos vão estar ativos amanhã, a partir das 9:00. Já no distrito de Lisboa, o aviso entra em vigor às 9 da manhã de quinta-feira. Em entrevista na SIC Notícias, Nuno Lopes, chefe de Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância do IPMA, dá conta do que se pode esperar para os próximos dias.

"Estamos a iniciar um período de subida de temperaturas. Irá ser hoje até, sensivelmente, no meio da semana e elas poderão permanecer sempre bastante quentes. Temperaturas acima dos 35 graus em muitas regiões da zona Sul e mesmo no Vale do Tejo ou no Vale do Douro", refere Nuno Lopes.

Em relação ao período durante o qual as temperaturas mais elevadas se farão sentir, o meteorologista adianta:

"Nesta altura a indicação que nós temos é que haverá aqui um período de pico que poderá durar de três a quatro dias com temperaturas realmente muito elevadas. Não é normal nesta altura do ano, isto tem uma razão de ser, vamos ter um deslocamento de uma massa de ar do Norte da África para o interior da Península Ibérica que irá atingir Portugal.

Também consoante o deslocamento dessa massa seja mais direto ou faça um percurso um pouco maior antes de chegar a Portugal, as temperaturas estarão mais ou menos próximas dos 40 graus na região Sul, mas depois há também aqui alguma estabilidade e, portanto, as temperaturas vão manter-se muito elevadas pelo menos até sexta-feira e, eventualmente, sábado".

Com a subida das temperaturas, as autoridades alertam para o risco de incêndio. A Liga dos Bombeiros alerta para cuidados redobrados, sobretudo nas regiões onde o risco de incêndio é maior e apela à limpeza dos terrenos, sobretudo nas zonas junto a habitações, caminhos e vias de circulação.