Os avisos devido ao calor vão manter-se esta quarta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja e o restante território a amarelo.
As temperaturas máximas podem chegar aos 38 graus em algumas regiões do interior do país, de acordo com o IPMA.
O calor destes dias, em Trás-os-Montes, está a surpreender, mesmo quem nos visita de países tropicais. Mas quem cá vive já está habituado aos extremos climáticos.
"Estes dois ou três dias têm sido [complicados]. Já há dois ou três dias que não tínhamos tanto calor. Se fosse de 25 até 30 graus já era agradável, mas nesta altura é um calor muito exagerado", conta uma moradora.
As elevadas temperaturas, associadas à ausência de humidade, são condições propícias aos incêndios. As regiões do interior norte e centro estão em risco muito elevado ou máximo de incêndio.
A região do Alentejo está em risco elevado. Apenas algumas zonas do litoral escapam aos avisos. As autoridades alertam para as restrições ao uso de máquinas agrícolas e florestais.
Ainda na terça-feira à noite, um incêndio em Torre de Moncorvo queimou uma grande extensão de mato. Foi combatido por mais de 100 operacionais que o conseguiram controlar já de madrugada.