Meteorologia

Vaga de calor: Europa enfrenta temperaturas recorde

Um avanço de uma massa de ar quente vinda do norte de África está a estender-se pela Europa e a provocar temperaturas extremas, sobretudo no sul e leste do continente.

Loading...

Uma frente vinda do norte de África, que se está a estender por grande parte da Europa, é a responsável pela vaga de calor intenso que afeta, sobretudo, o sul e o leste do continente.

Na Grécia, as autoridades emitiram um aviso para a região de Atenas, onde se esperam temperaturas muito altas nos próximos dias. A capital registou mais de 40 graus, esta quarta-feira, e a câmara da cidade decidiu abrir ao público alguns edifícios mais frescos, para que os residentes e os turistas se possam proteger do calor intenso.

Todos os serviços de proteção civil estão em alerta e os especialistas pedem à população que evite andar nas ruas e se mantenha hidratada.

Na Bósnia, as praias, os lagos e os rios estão cheios de pessoas que tentam fugir ao calor. Os serviços meteorológicos bósnios estão a pedir à população para não sair de casa, das escolas ou das empresas, entre as 11:00 e as 15:00.

No leste da Rússia, há quase uma semana que os bombeiros combatem os fogos, perto da fronteira com a Mongólia.

As temperaturas mais altas do que o habitual, para esta altura do ano, estão a dificultar o trabalho das equipas no terreno, tendo já sido queimados milhares de hectares de florestas e campos.

Na Hungria, o jardim zoológico de Budapeste está a ter de dar banho de mangueira aos animais. Na capital, foram registados 37 graus e, no sul do país, os termómetros estão muito perto dos 40.

Nos anos 50 do século passado, a Europa registava uma vaga de calor por cada verão. Esse número triplicou nas últimas décadas e deve continuar a aumentar, se nada for feito para travar as alterações climáticas.