Meteorologia

Calor na Europa: 45 graus em Espanha, várias localidades em alerta

Quase todo o sul e leste da Europa está a ser atingido por uma vaga de calor intenso. Há vários países em alerta e indicações para a população evitar sair de casa nas horas mais quentes.

Loading...

O pico do calor vai ser no domingo, mas já este sábado há milhões de europeus a sofrer com temperaturas muito altas. Em algumas regiões de Espanha, sobretudo na Andaluzia, são esperados 45 graus.

O mês de junho já está a ser um dos mais quentes de sempre e ainda faltam julho e agosto, com as habituais semanas de dias e noites sufocantes.

Em Espanha, nas últimas semanas todas as regiões abaixo dos 1.500 metros de altitude registaram temperaturas entre 8 e 12 graus acima do normal para esta altura do ano.

Depois de um dia de alívio, esta sexta-feira ao final do dia o calor intenso voltou a atingir grande parte de França, sobretudo no sul, próximo do Mediterrâneo, onde os termómetros vão estar muito perto dos 40 graus. As autoridades francesas alertam para o perigo de incêndios nas zonas rurais e florestais.

Na Grécia, habituada a verões muito quentes, os meteorologistas dizem que os efeitos das alterações climáticas são óbvios e que as temperaturas estão a subir, sistematicamente todos os anos.