O Governo dos Açores determinou o fim da situação de alerta, que estava prevista até às 18:00 locais, mas mantém escolas e serviços públicos encerrados em sete ilhas durante o dia de hoje.
"Considerando que deixaram de se verificar as condições que motivaram a adoção de medidas preventivas excecionais, concluiu-se que não se justifica a manutenção da situação de alerta, uma vez que o período crítico termina às 12:00 de hoje", avançou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), numa nota de imprensa.
O despacho que dá por concluída a situação de alerta, assinado pelo secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, já foi publicado em Jornal Oficial.
A Proteção Civil dos Açores acrescentou, em comunicado, que o despacho emitido pelo presidente do Governo Regional a determinar o encerramento de todos os serviços e organismos públicos, não urgentes ou essenciais, nas ilhas dos grupos Ocidental e Central, até às 18:00 de hoje, "se mantém em vigor".