Meteorologia

Tempestade Gabrielle já aterrou em Portugal: trouxe chuva e agitação marítima

O aviso amarelo passa a laranja em Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria, devido à agitação marítima, durante a madrugada deste domingo. As temperaturas voltam a subir na segunda-feira.

Loading...

A tempestade Gabrielle já chegou a Portugal continental. Depois de atravessar milhares de quilómetros pelo Atlântico, deixa todo o país sob aviso amarelo por causa da agitação marítima e da chuva. Em cinco distritos, a partir de domingo, o aviso passa a laranja.

Gabrielle chegou a ser furacão, mas chegou ao continente já como depressão pós-tropical, depois de perder intensidade. Trouxe chuva, agitação marítima, vento intenso e trovoada. E as previsões apontam para um agravamento com o passar das horas.

Na praia de Carcavelos, barreiras de areia protegem agora a torre de vigia dos nadadores-salvadores - uma medida preventiva.

Todo o país está sob aviso amarelo, que passa a laranja em Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria, devido à agitação marítima, durante a madrugada deste domingo - com ondas que podem atingir os onze metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro e descida das temperaturas máximas. Pode ainda ocorrer trovoada nestas zonas do país.

A partir de segunda-feira, o cenário muda e volta o tempo quente. O início do outono vai manter-se com temperaturas acima dos 25 graus.