Região Centro em alerta devido a previsões de chuva forte a partir desta madrugada
JOSÉ COELHO

Terminado

Meteorologia

Região Centro em alerta devido a previsões de chuva forte a partir desta madrugada

A chuva forte vai continuar. O número de distritos que vão estar sob aviso laranja aumenta para 13 a partir das 6h00. Depois do Grande Porto, a região mais afetada deverá ser, sobretudo o Centro do país. Há a possibilidade de novas inundações em zonas urbanas. A situação deverá começar a melhorar a partir da hora de almoço e para domingo as previsões apontam para uma ligeira subida da temperatura e para o regresso do sol de norte a sul.

Todo o direto

Número de distritos em alerta laranja sobe para 13

"Clima temperado do Porto já não é assim"

Região Centro em alerta devido a previsões de chuva forte a partir desta madrugada

SIC Notícias

O presidente da Câmara do Porto avisa que a população vai ter de se "habituar que aquilo que é o clima temperado da cidade hoje já não é assim", após uma madrugada de chuvas intensas.

"As maiores ocorrências foram em infraestruturas que não são sequer do município do Porto, que são da Infraestruturas de Portugal (IP). Mas não há milagres. Ou seja, quando chove - que choveu esta noite subitamente e rapidamente - as coisas acontecem. Nós vamos ter que nos habituar que aquilo que é o clima temperado da cidade hoje já não é assim. Agora, foi o fim da macacada, como se costuma dizer", disse à Lusa Rui Moreira.

O autarca falava à margem da apresentação de um livro da coleção "Fazer Cidade", coeditada pelo município e pelas Edições Tinta-da-china, e deixou um alerta para o "impacto" das alterações climáticas, que considerou "um perigo na vida de todos".

"Eu acordei às seis da manhã com a Proteção Civil a mandar mensagens. Em minha casa, a chuva era absolutamente assustadora, houve ali 40 minutos em que eu raramente tinha visto chover tanto, parecia uma chuva tropical (...) felizmente não morreu ninguém", declarou.

Questionado sobre se a parte que competia ao município teria sido assegurada (para evitar tantas ocorrências), Rui Moreira disse que sim.

"Acho que as nossas equipas estiveram na rua, resolveram a maior parte dos casos, resolveram as coisas que era possível fazer. Quando nós nos comparamos com outras cidades (...) apesar de tudo o Porto - e tem a ver com a estrutura da cidade - é menos perigoso do que outras cidades", disse.

Chuva forte até sábado vai afetar 15 distritos

Os distritos de Aveiro, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria estão sob aviso laranja. Sob aviso amarelo estão os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Temperaturas deverão subir no domingo

Loading...

Para este sábado mantém-se a previsão de chuva nas zonas Norte e Centro do país. No domingo, é esperada uma subida de temperaturas em todo o território, explica o climatologista Mário Marques.

Reabertas todas as estradas cortadas na cidade do Porto

Região Centro em alerta devido a previsões de chuva forte a partir desta madrugada

Lusa

A circulação do trânsito nos túneis das rotundas do Bessa e da AEP e no Campo Alegre, no Porto, já foi reaberta, mantendo-se condicionada a saída da Via de Cintura Interna (VCI) para a Boavista, disse fonte da PSP.

De acordo com a fonte, a situação foi "normalizada" nos locais referidos entre as 09:50 e as 10:00.

"Devido às inundações na via pública, houve também necessidade de cortar o trânsito noutras vias na cidade, nomeadamente na Avenida Antunes Guimarães, mas foram situação rapidamente resolvidas", acrescentou a fonte das Relações Públicas, do Comando Metropolitano da PSP do Porto.

"Distrito de Viseu terá uma precipitação muito intensa que pode ter forte impacto"

Loading...

Foram registadas 68 ocorrências, entre a meia-noite e as 7:00, relacionadas com a chuva forte. Em entrevista na SIC Notícias, André Morais, especialista em Proteção Civil, explica que tem havido um número crescente de ocorrências e que nas "nas próximas horas, o distrito de Viseu terá uma precipitação muito intensa que pode ter um forte impacto". André Morais alerta que a situação se pode agravar ao longo do dia, em especial na região Centro, e que "a precipitação abundante vai ser em zonas onde houve incêndios e por isso também haverá a possibilidade de contaminação de aquíferos".