Depressão Cláudia: chuva forte alagou ruas no Alentejo e Algarve, mais de 220 ocorrências até às 16h00
SIC Notícias

Terminado

Meteorologia

Depressão Cláudia: chuva forte alagou ruas no Alentejo e Algarve, mais de 220 ocorrências até às 16h00

Os efeitos da depressão Cláudia já estão a fazer-se sentir. Entre as 00h00 e as 16h00 desta quarta-feira foram registadas mais de 220 ocorrências. Além da chuva e vento fortes, o IPMA prevê agitação marítima forte, por isso toda a costa continental está sob aviso amarelo. A Proteção Civil já emitiu avisos à população, apelando à adoção de medidas preventivas.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Chuva forte provoca inundações em Moura

Loading...

A chuva forte já provocou inundações na zona do Alentejo. Apesar da chuva intensa ter sido durante poucos minutos, foi suficiente para provocar lençóis de água.

Além disso, nas imagens partilhadas nas redes sociais é possível ver tampas de esgoto a transbordar.

Ruas em Armação de Pêra ficam inundadas

Loading...

Em Armação de Pêra, no município de Silves, a tempestade Cláudia fez estragos. Nas redes sociais, foram partilhadas fotografias que mostram as ruas da vila inundadas.

Os habitantes criticam a autarquia, apontando a falta de planeamento e de responsabilidade pública.

Esta noite será o período mais crítico da tempestade

Loading...

A tempestade Cláudia chegou a Portugal continental e vai manter o país sob avisos meteorológicos até ao final da semana. A partir de hoje, são esperadas fortes rajadas de vento, muita chuva e trovoada. As autoridades já emitiram vários avisos e apelam à adoção de medidas preventivas. O período mais crítico será esta noite.

IPMA atualiza previsões do estado do tempo

Depressão Cláudia: chuva forte alagou ruas no Alentejo e Algarve, mais de 220 ocorrências até às 16h00

SIC Notícias

Portugal continental já está a sentir "os efeitos da referida depressão Cláudia. "Assim, prevê-se ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, persistentes, por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo".

Segundo o comunicado mais recente do IPMA, que acaba de ser emitido, "os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral das regiões Norte e Centro e nas regiões montanhosas".

Quanto ao vento soprará do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas no dia 13.

Adicionalmente, prevê-se ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, temporariamente com 4 a 5 metros no dia 13, "afetando partes da costa habitualmente mais abrigadas, como por exemplo a costa sul do Algarve ou da região da Arrábida".

Só na madrugada de sexta-feira a depressão Cláudia dará tréguas

Loading...

O climatologista Mário Marques e o comandante António Rodrigues, investigador na área da Proteção Civil, deixam recomendações para que as pessoas se protejam. Quanto a uma melhoria do estado do tempo, as previsões do climatologia apontam para a madrugada de sexta-feira, ainda assim a chuva vai continuar.

Mais de 220 ocorrências em Portugal continental até 16h00

Depressão Cláudia: chuva forte alagou ruas no Alentejo e Algarve, mais de 220 ocorrências até às 16h00

SIC Notícias

Portugal continental registou, entre as 00h00 e as 16h00, mais de 220 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas, sobretudo quedas de árvores, informou a Proteção Civil.

Só em Lisboa, entre as 09h00 e as 15h00, foram registadas 25 ocorrências, das quais 15 são quedas de árvores, quatro de quedas de estruturas, quatro de acidentes rodoviários, uma de queda de revestimento e uma de inundações.

Na Área Metropolitana do Porto há registo de 24 ocorrências.

Não há registo de pessoas desalojadas.