Quase todo o território continental e a Madeira enfrentam condições adversas a partir desta segunda-feira, com chuva forte, ondulação elevada e perturbações no tráfego marítimo.
Amanhã, praticamente todo o território continental estará sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, com exceção dos distritos de Bragança e Guarda. Os avisos entram em vigor às 09h00 nas regiões Norte e Centro, enquanto no Sul a chuva deverá chegar apenas ao final da tarde.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a precipitação será acompanhada de agitação marítima, colocando toda a costa continental sob aviso amarelo, com Viana do Castelo, Braga e Porto a passarem para aviso laranja. Estas condições poderão agravar o risco junto a zonas costeiras e obrigar a cuidados redobrados.
No arquipélago da Madeira, a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte válido até às 18h00 de segunda-feira. O IPMA prevê ondas que podem atingir quatro metros na costa norte e 1,5 metros na costa sul da ilha.
A Capitania recomenda ainda aos proprietários de embarcações que adotem medidas de proteção e alerta a população para evitar molhes, arribas, praias e zonas rochosas, devido ao perigo acrescido.
