Meteorologia

Grande tempestade solar provoca auroras boreais em Portugal

Tempestade geomagnética de nível 4 deve manter-se esta terça-feira. Meteorologistas alertam para a possibilidade de interrupções nas redes de energia e satélite.

Aurora em Vales, Vila Pouca de Aguiar
Loading...

Uma grande tempestade solar que começou a atingir a Terra na segunda-feira provocou auroras boreais em Portugal, sobretudo na zona norte de país.

Na página de Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal foram partilhadas fotografias do céu coberto de tonalidades cor de rosa em várias localidades de Portugal, como Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Bragança, Macedo de Cavaleiros (Bragança), São Pedro do Sul (Viseu) ou Grândola (Setúbal).

Esta tempestade solar desencadeou uma tempestade geomagnética de nível 4 à escala de 5, alerta do o centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA (SWPC), que, além de produzir auroras boreais, também pode causar interrupções nas redes de energia e satélite.

A previsão é que se mantenha esta terça-feira, enfraquecendo progressivamente ao longo do dia.

As explosões solares, designadas ejeções de massa coronal, que podem levar vários dias para chegar à Terra, causam estes eventos, criando as auroras boreais (no hemisfério norte) e austrais (no hemisfério sul) ao entrar em contacto com o campo magnético da Terra.

A atual tempestade está a provocar auroras boreais em regiões onde normalmente não são vistas, incluindo vários países da Europa,.

Aurora em Quickborn, Alemanha
Jonas Walzberg/Reuters
Aurora em Essen, Alemanha
CHRISTOPHER NEUNDORF/Reuters

Esta é a tempestade solar é a mais poderosa observada "desde 2003", altura em que partes da Suécia mergulharam na escuridão e infraestruturas energéticas na África do Sul ficaram danificadas.


Com Lusa