Devido à previsão de chuva nas próximas horas, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém decidiu ativar este sábado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
Em comunicado, a Proteção Civil indica que a chuva dos últimos dias provocou "um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do Rio Tejo e seus afluentes", prevendo.se que se se mantenham elevados nos próximos dias.
Podem ocorrer:
- Inundações em zonas urbanas, causadas pela acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
- Cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de cursos de água e ribeiras;
- Instabilização de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal;
- Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas;
- Piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.
Aconselha-se a população a:
- Retirar das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens;
- Salvaguardar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas inundáveis;
- Não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas;
- Manter-se informado através dos órgãos de comunicação social ou dos agentes de Proteção Civil, desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.
Quase todo o território nacional continental está em estado de prontidão especial de nível 3 (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado) até à noite de sábado.
