Meteorologia

Inundações em Vilar de Mouros forçam encerramento da EN301 devido ao aumento do caudal do rio Coura

Não há, para já, indicação de quando a circulação poderá ser restabelecida com normalidade.

Loading...

O aumento do caudal do rio Coura provocou esta terça-feira novas inundações em Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, levando ao encerramento temporário da Estrada Nacional 301, entre Venade e Argelas, junto à Ponte Românica.

A ponte que atravessa o Coura e dá acesso às áreas junto à capela de Santo Amaro e ao recinto onde se realiza o tradicional festival de Vilar de Mouros encontra‑se submersa, estando a circulação suspensa até que existam condições seguras para a sua reabertura.

De acordo com a jornalista Catarina Lázaro, não há, para já, indicação de quando a circulação poderá ser restabelecida com normalidade.

Testemunhas no local descrevem a zona da capela como literalmente rodeada de água, transformando‑a numa espécie de "ilha", num cenário que já é habitual sempre que chove com grande intensidade naquela região do Alto Minho.

O caudal do rio Coura, que já galgou as margens, continua a subir com intensidade, acentuando o risco de cheias e complicando os esforços das equipas que monitorizam a situação.