Meteorologia

Depressão Kristin: homem morre após queda de árvore, há 855 mil casas sem eletricidade

A madrugada foi de muita chuva e vento devido à depressão Kristin, que vai continuar a fazer-se sentir durante esta quarta-feira de manhã em todo o território continental. O IPMA prevê rajadas que podem ir até aos 140 km/h e períodos de chuva, por vezes forte, que serão de neve a partir da tarde, acima dos 600/800 metros de altitude. Acompanhe em direto e ao minuto a emissão e o site da SIC Notícias.

Todo o direto

Cerca 855.000 casas sem energia

Há cerca 855.000 clientes sem energia devido a danos na infraestrutura física de distribuição de eletricidade, provocados pela depressão Kristin.

Numa nota enviada às redações a E-REDES diz que no pico da tempestade, pelas 6h00 havia cerca de Um milhão de clientes afetados.

Os distritos mais afetados são Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal.

"A intervenção das equipas operacionais da E-REDES mobilizadas no terreno foi dificultada pelas condições meteorológicas adversas, havendo agora já condições de mobilidade para a resolução das avarias que se registaram na Alta, Média e Baixa Tensão", acrescenta a operadora.

Proteção Civil pede às pessoas para se manterem em casa na zona da cidade de Leiria

O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria pediu hoje às pessoas para que não saiam de casa, sobretudo na zona da cidade de Leiria, dado que as ruas estão "praticamente todas intransitáveis".

Em declarações à agência Lusa pelas 06:20, Carlos Guerra aconselhou aos cidadãos para que, "neste tempo mais próximo, não saiam de casa, sobretudo na zona da cidade de Leiria".

"Estão as ruas praticamente todas intransitáveis, portanto, há necessidade ainda de proceder a muitos cortes de árvores, muitas limpezas de via e só para o estritamente necessário, só mesmo muito urgente, é que tentem circular com os veículos", afirmou.

Escolas fechadas em várias localidades

Várias escolas do país vão estar encerradas esta quarta-feira devido aos avisos meteorológicos.

É o caso das escolas em Coimbra e Torres Vedrras, onde todas as escolas vão estar fechadas.

O mesmo vai acontecer nas escolas de Montalegre, que não vão abrir por causa das previsões de queda de neve.

Em Bragança, as escolas de Izeda vão estar encerradas e os transportes públicos para as aldeias estão suspensos.

Mais de 650 ocorrências entre as 00:00 e as 06:00

Depressão Kristin: homem morre após queda de árvore, há 855 mil casas sem eletricidade

SIC Notícias

Entre a meia-noite e as 06:00 foram registadas 655 ocorrências. A maioria são quedas de árvores e estruturas. O distrito de Leiria é o que mais preocupa as autoridades, uma vez que a Proteção Civil não consegue estabelecer comunicações com as autoridades no local.

Município do Seixal alerta para corte de vias

Um morto em Vila Franca de Xira

Depressão Kristin: homem morre após queda de árvore, há 855 mil casas sem eletricidade

SIC Notícias

Uma pessoa morreu na Estrada Nacional 1, em Povos, Vila Franca de Xira, após uma árvore ter caído em cima de um carro, confirmou à SIC fonte da Proteção Civil.

Ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré interrompida

Depressão Kristin: homem morre após queda de árvore, há 855 mil casas sem eletricidade

Lusa

O mau tempo levou hoje a Transtejo a interromper a ligação fluvial entre Cacilhas e o cais do Sodré, de acordo com o 'site' da empresa." Por motivo de condições atmosféricas e de mar muito adversas, o serviço de transporte encontra-se temporariamente interrompido nesta ligação fluvial", indica a empresa, numa atualização feita às 05:33. De acordo com a empresa, não é possível, para já prever, a retoma do serviço regular entre os dois portos fluviais dos municípios de Almada, Setúbal, e de Lisboa.

IPMA coloca 12 distritos em alerta vermelho

Depressão Kristin: homem morre após queda de árvore, há 855 mil casas sem eletricidade

Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho 12 distritos do continente devido à previsão de vento e ou agitação marítima, situação que deve estender-se até às primeiras horas da manhã.

Segundo o IPMA, a intensidade do vento, com rajadas que poderão ser superiores a 140 quilómetros horários, vai agravar-se entre as 03:00 e as 06:00 de hoje nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Porto.

Nos distritos de Viseu e Guarda, a janela prevista para o aumento da intensidade do vento, com rajadas estimadas igualmente nos 140km/h, foi fixada pelo instituto entre as 05:00 e as 09:00 horas.

Quanto à agitação marítima, o IPMA colocou dez distritos em aviso vermelho, entre as 03:00 e as 21:00, com a previsão de ondas com a orientação oeste-noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 14 metros "com período de pico de 16/18 segundos".

Em causa, estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.