Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado
ESTELA SILVA/Lusa

Meteorologia

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

O estado do tempo em Portugal continental vai ser afetado até sábado pela depressão Leonardo, prevendo-se chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte. Acompanhe aqui as principais notícias sobre as condições meteorológicas e os avisos à população.

Todo o direto

Linha do Norte reaberta para comboios de longo curso entre Braga e Lisboa

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

Lusa

A circulação ferroviária na Linha do Norte para o serviço de longo curso entre Braga e Lisboa, e a Linha do Minho foi retomada hoje, prevendo-se a realização de todos os comboios, informou a CP pelas 06:00.

De acordo com a empresa será ainda reposto hoje o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, em todo o trajeto.

Numa nota divulgada na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa na Linha do Douro, entre a Régua e Pocinho, a Linha do Oeste e os Urbanos de Coimbra.

Inundação causa dois desalojados em Penafiel

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

Lusa

Uma inundação, provocada pela chuva forte, no rés-do-chão de um edifício de apartamentos provocou dois desalojados em Penafiel, no distrito do Porto, disse o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa. A ocorrência, provocada por chuva forte, foi registada às 23:05 de segunda-feira na freguesia de Termas de São Vicente. À Lusa, cerca das 06:00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa indicou que duas pessoas ficaram desalojadas, sendo acolhidas em casa de familiares. "Os bombeiros estão agora a efetuar limpezas e a proceder à bombagem da água", acrescentou.

Forças Armadas com 30 botes posicionados em zonas de risco severo de cheias

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

Lusa

As Forças Armadas já destacaram 1.975 militares para apoio às populações desde quarta-feira e posicionaram 30 botes e respetivas equipas em zonas de risco severo de cheias, devido à previsão de agravamento do estado do tempo. Em comunicado divulgado na segunda-feira à noite, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sublinhou o posicionamento de 30 botes e respetivas equipas "nas zonas de risco severo de cheias nos rios Douro, Mondego, Tejo e Vouga".Entre quarta-feira e segunda-feira, estiveram 1.975 militares, com 356 viaturas e 32 máquinas de engenharia, em apoio direto às populações, números que não incluem "o pessoal em alerta nem os militares envolvidos na preparação e apoio logístico aos módulos envolvidos".

Bombeiro ferido durante operações

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

Lusa

Um bombeiro ficou ferido esta segunda-feira no concelho de Ourém, distrito de Santarém, durante uma operação de recuperação.

A Proteção Civil registou ainda um salvamento terrestre e cinco aquáticos, tendo sido empenhados no total 4.800 operacionais, apoiados por 1.900 viaturas.

Proteção Civil com 1.420 ocorrências até às 22:30 de segunda-feira

Depressão Leonardo vai atingir Portugal até sábado

Lusa

Portugal continental registou até às 22:30 de segunda-feira 1.420 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Entre as 00:00 e 22:30 desta segunda-feira a região Centro foi a mais afetada com 543 ocorrências, seguida de Lisboa e Vale do Tejo (515), Norte (207), Alentejo (103) e Algarve (52), referiu à Lusa Telmo Ferreira, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). As principais ocorrências foram queda de árvores (592), seguido de queda de infraestruturas (304), inundações (233), movimento de massas (155) e limpeza de vias (130).