Meteorologia

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

A depressão Leonardo traz chuva e vento fortes, agitação marítima, queda de neve e possibilidade de inundações. Devido à situação meteorológica "muito complexa", a Proteção Civil elevou o estado de prontidão do dispositivo para o nível máximo. Acompanhe aqui as principais notícias e avisos.

Todo o direto

Maioria das escolas em Leiria reabre hoje

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

SIC Notícias

A maioria das escolas do concelho de Leiria reabre hoje. São sobretudo escolas básicas e jardins-de-infância.

Algumas salas foram transferidas para outros espaços do município, para as aulas pudessem retomar.

Os estabelecimentos que permanecem encerrados continuam com cortes de energia e infiltrações. Nesses casos, vai ser adotado o regime de aulas online, até que sejam reparados ou que as salas sejam relocalizadas.

O ministro da Educação fala em "milhares" de alunos afetados.

Portugal enfrenta nova tempestade ainda sem recuperar da Kristin

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

Lusa

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva
MIGUEL A. LOPES

Portugal enfrenta hoje a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Os autarcas dão conta das necessidades da população em sucessivos apelos para a reconstrução de casas e infraestruturas, que exigem materiais e mão-de-obra qualificada.

A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados, durante reparações, ou intoxicação com origem num gerador.

Os estragos estão ainda a ser contabilizados, desde a destruição total ou parcial de casas, redes de abastecimento de energia e comunicações, num momento em que se teme o agravamento das condições meteorológicas e uma nova subida das águas dos rios, já a transbordar.

O rasto da tempestade afetou fortemente as vias de comunicação, estradas, caminhos-de-ferro, escolas, deixando populações isoladas e pessoas desalojadas.

Os feridos contabilizam-se em centenas.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

Pelo menos 103 mil pessoas continuam sem eletricidade

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

SIC Notícias

Pelo menos 103 mil pessoas continuam sem eletricidade. Sete dias depois da passagem da depressão Kristin, Leiria continua a ser o distrito mais afetado, com mais com 75 mil clientes sem energia. Segue-se Santarém, com 17 mil clientes, Castelo Branco, com sete mil e Coimbra com menos de mil. Os dados foram revelados pela E-Redes.

Onde vai chover mais?

"Ao longo dos próximos dias os maiores valores acumulados de precipitação deverão registar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro", indica o IPMA, "podendo, entre os dias 3 e 7, atingir 150 a 250 mm (litros/m2) em alguns locais".

Também na região Sul a chuva terá um "carácter persistente" em alguns períodos.

E depois da depressão Leonardo? Tempo vai continuar "instável"

A depressão Leonardo irá "afetar o estado do tempo em Portugal continental até dia 7, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte", alerta o IPMA.

No entanto, depois de esta depressão passar pelo território nacional não é expectável que a chuva abrande: "Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável."

Chuva e agitação marítima deixam (quase) todo o país sob aviso

Quase todo o país está sob aviso amarelo por causa da chuva forte e agitação marítima, que passa a laranja no caso de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Apenas os distritos de Bragança e Guarda estão sem avisos.

Nas ilhas, o grupo ocidental do arquipélago dos Açores está a vermelho e os restantes a laranja.

A Madeira está a amarelo por causa do vento.

Forças Armadas colocam 42 botes em zonas de risco severo de cheias

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

Lusa

As Forças Armadas posicionaram 42 botes e respetivas equipas, para "mitigar o impacto das tempestades às populações", devido à previsão de agravamento do estado do tempo.

Em comunicado, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sublinhou o posicionamento na terça-feira de 42 botes e respetivas equipas "nas zonas de Coimbra, Tancos e Águeda".

Desde 28 de janeiro, estiveram em apoio direto às populações 4.117 militares, com 478 viaturas e 46 máquinas de engenharia.

Entre o apoio dado estão 23 ações de desobstrução e limpeza de vias rodoviárias, estando ainda seis em curso, ou 361 pessoas apoiadas com alojamento e alimentação e 80 sacos-cama disponibilizados.

As Forças Armadas forneceram ainda 28 geradores e 23 equipamentos Starlink, para reforço/disponibilidade de comunicações de emergência.

Disponibilizaram também equipas para cortes de árvores, com 20 equipas de limpeza, das quais 12 com motosserras.

"Existe ainda a disponibilidade de 1860 camas em 15 unidades militares, e capacidade para fornecimento de alimentação em diferentes Unidades das Forças Armadas", pode ler-se.

Portugal continental com 833 ocorrências até às 23:00

Depressão Leonardo deixa país (novamente) sob aviso com muita chuva

Lusa

Portugal continental registou entre as 00:00 e as 23:00 de terça-feira 833 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo queda de árvores ou estruturas, inundações, limpeza de vias ou deslizamento de terras, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

As zonas mais afetadas com estas ocorrências foram a região Centro e Lisboa e Vale do Tejo, indicou o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Miguel Oliveira.

Nas últimas horas, a Proteção Civil não teve registo de vítimas ou de danos significativos.