Meteorologia

Depressão Kristin: Centenas de seguros já foram acionados e a burocracia reduzida

Quem não tem seguro pode pedir o apoio do Estado, via online, que cobre até 10 mil euros. A dificuldade está em aceder ao site, tendo em conta, que milhares de pessoas continuam sem acesso à eletricidade e internet.

Leiria
Loading...

As seguradoras estão no terreno desde a semana passada. Em Leiria, centenas de pessoas acionaram os seguros e já receberam as indemnizações para pagar as obras de reconstrução. Nos casos em que os prejuízos são mais elevados será preciso fazer uma peritagem, mas o processo está a ser acelerado.

Aqueles que não têm seguro podem candidatar-se ao apoio fornecido pelo Estado, que cobre até 10 mil euros. Paulo Fernandes, coordenador da Estrutura de Missão "Reconstrução da Região Centro do País”, diz que é apenas necessário fazer uma descrição dos danos e o valor será pago dentro de uma a duas semanas.

O problema é aceder à plataforma. Milhares de pessoas continuam sem eletricidade nem internet, e por isso, torna-se impossível submeter a inscrição.

Pedro Bastos veio da Batalha até ao centro de Leiria, para conseguir acionar o seguro. O vento destruí-lhe a casa onde vivia. Vem preparado com as fotografias dos danos e o orçamento. A seguradora afirma que irá emitir o pagamento.

Os contentores montados pela agência de seguros, Ageas, já receberam mais de mil pessoas. No terreno desde sexta-feira, trabalham de segunda a domingo.