Meteorologia

Vento forte e chuva persistente até dia 7, anticiclone do Açores "volta a casa" a 10

O climatologista Mário Marques diz que a chuva será persistente e afetará sobretudo a região do sul, mas prevê alívio significativo do tempo a partir de 10 de fevereiro.

Loading...

O climatologista Mário Marques alerta para a continuação do mau tempo em Portugal, com uma frente estacionária a afetar sobretudo o sul do país. Prevê-se vento forte com rajadas até 90 km/h durante 30 horas, afetando principalmente Lisboa, Alentejo e Algarve. A agitação marítima manterá ondas de 5-7 metros até dia 8, causando erosão costeira. A boa notícia é que a partir do dia 10 espera-se um alívio significativo com o regresso do anticiclone dos Açores.

"Nas próximas horas a precipitação vai ser contínua (...) durante o dia de hoje uma frente estacionária, isto quer dizer que irá passar mais sobre o sul do território, essa frente estacionária irá permanecer pelo menos até ao dia da manhã, com chuva persistente, pontualmente mais forte".

A partir do dia 10 deverá existir "um desagravamento significativo do estado do tempo".

"Estou à espera de uma segunda quinzena de fevereiro bem diferente da primeira, (...) um alívio significativo das condições atmosféricas (...) Este tempo severo, pelo menos até o dia 8 ou 9 irá continuar, mas depois teremos aqui o anticiclone dos Açores a voltar para a sua casa e, portanto, afastar um pouco a corrente de jato e teremos aqui já dias soalheiros intercalados com um dia ou outro de precipitação".