Mundo

Prisão preventiva para padre de 84 anos acusado de pedofilia no Brasil

Um padre de 84 anos acusado de pedofilia no Estado de Alagoas, nordeste do Brasil, está em prisão preventiva. O homem foi detido depois da divulgação de um vídeo, no mês passado, que mostra o monsenhor em pleno acto sexual com um rapaz, numa paróquia.

Um vídeo mostra o monsenhor em pleno acto sexual com um rapaz
Um vídeo mostra o monsenhor em pleno acto sexual com um rapaz
"O juiz Romulo Vasconcelos ordenou domingo a prisão preventiva do padre Luiz Marques Barbosa, para o impedir de fugir, após a audiência da Comissão parlamentar de inquérito sobre pedofilia" , declarou segunda-feira o porta-voz do 3º Batalhão da polícia militar de Arapiraca, a 120 quilómetros de Maceio, a capital de Alagoas.



Este caso foi revelado há cerca de um mês por uma câmara escondida que mostra o padre Barbosa a praticar um acto sexual com uma criança frente ao altar da paróquia local.



A divulgação das imagens pela cadeia SBT provocou um escândalo no Brasil, país onde 74% dos 190 milhões de habitantes se declaram católicos.



"A prisão preventiva tem uma duração de 30 dias mas o advogado do sacerdote vai sem dúvida apresentar recurso" , disse o responsável da polícia militar.



A audiência da Comissão de inquérito em Arapiraca durou três dias e 26 testemunhas e presumíveis vítimas foram ouvidas.



Durante a audiência, o vídeo foi difundido.



No fim, o padre Barbosa pediu perdão mas negou os factos: "não sou pedófilo" , disse, segundo a cadeia da TV Globo news.



O vídeo mostrou igualmente três antigas crianças que contam os abusos que sofreram por parte de três padres de Arapiraca, entre os quais o padre Marques Barbosa.



O juiz Vasoncelos ordenou aos dois outros padres que não abandonem Arapiraca.





Com Lusa