Mundo

Polícia Militar faz ultimato a traficantes no Rio de Janeiro

O comandante geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, deu hoje um ultimato aos narcotraficantes para se entregarem, avisando que quando as forças policiais entrarem no conjunto de favelas do Alemão não haverá tréguas.

"Quem quiser entregar-se faça-o agora. Não vamos recuar da decisão de pacificar o Rio. Estamos a chegar aos momentos finais para alcançar os traficantes que estão no Alemão" , declarou Mário Sérgio Duarte hoje à imprensa, afirmando que a polícia pode entrar nas favelas a qualquer momento.



Segundo o comandante da Polícia Militar (PM), não há hipótese de os criminosos saírem bem sucedidos desta operação. Duarte disse ainda que não acredita numa união entre fações criminosas e garantiu que está a manter o "cerco" para onde os bandidos possam fugir.



O relações públicas da PM, coronel Lima Castro, afirmou na tarde de hoje que este é o " momento das pessoas se renderem" .



"Estamos a dar um tempo para que as pessoas se rendam, eles não tem a mínima chance para confrontar os equipamentos que nós temos. O momento é de rendição, que coloquem as mãos na cabeça e as armas de guerra na cabeça e essas pessoas serão presas e enviadas à Justiça" , anunciou Lima Castro.



Segundo o porta voz da PM, a polícia está a fazer uma "varredura" pelas ruas, becos e casas da Vila Cruzeiro, favela ocupada pelos agentes de segurança desde a noite de quinta-feira.



"Nós ocupamos a Vila Cruzeiro, é facto, não sairemos mais. O principal já foi conseguido: a conquista e a estabilização" , declarou Lima Castro.



Já o chefe de Polícia Civil, o delegado Alan Turnowski, afirmou hoje à imprensa numa entrevista ao vivo transmitida pela Rede Globo de Televisão, que o enfoque das investigações está a ser "em cima da lavagem de dinheiro, do dinheiro do tráfico" .



Alan Turnowski disse que familiares e cônjuges de traficantes suspeitos de contribuírem para as ações do tráfico e esconder dinheiro estão a ser presos.



"A gente está indo onde está o dinheiro da venda da droga que é ilícito e repassado para que as famílias vivam no luxo. Além da lavagem de dinheiro, as mulheres dos traficantes são usadas como 'pombo correio'" , afirmou.



O chefe de Polícia declarou que está a ser feita uma "ação completa" no que considerou ser o "ataque final" à organização criminosa.



Turnowski confirmou as afirmações da Polícia Militar: "o território da Vila Cruzeiro é um território do Estado, está totalmente controlado. A questão agora é partir para dentro do Alemão" .



Desde sexta-feira, cerca de 800 homens do Exército estão a cercar os mais de 40 acessos ao complexo de favelas do Alemão, junto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar.



Neste sábado, os agentes intensificaram as revistas no local e, segundo informações da imprensa brasileira, é possível ouvir disparos. Hoje dois homens foram baleados após este cerco policial montado no entorno das favelas.



Ainda neste sábado, soldados do Exército apreenderam uma mochila com mais de 30 mil dólares.



Aos poucos a população tenta voltar à rotina, mas as paredes das casas estão com muitas marcas de balas, atingidas por disparos e paredes de muros e estabelecimentos comerciais estão esburacadas pelos recentes confrontos.







(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)



Lusa