Mundo

Quarenta e nove corpos encontrados à beira de estrada no norte do México, junto à fronteira norte-americana

Quarenta e nove cadáveres, alguns mutilados, foram encontrados hoje à beira de uma estrada nacional que liga  a zona metropolitana de Monterrey, no norte do México, à fronteira norte-americana,  disseram as autoridades.

Reuters
© Tomas Bravo / Reuters

De acordo com um responsável da polícia que não quis ser identificado,  citado pela agência norte-americana Associated Press, os corpos de 43 homens  e de seis mulheres foram encontrados cerca das 04:00 (10:00 em Lisboa) perto da cidade de San Juan. 

Um porta-voz do procurador do estado de Nuevo Leon, que tem Monterrey  como capital, declarou à agência France Presse terem sido encontrados pelo  menos 37 corpos. 

"Estamos a contar os corpos e contámos pelo menos 37. Estão mutilados  e em sacos de plástico negros, foram colocados de madrugada ao lado da estrada",  disse. 

Os corpos foram encontrados a cerca de 180 quilómetros da fronteira  com os Estados Unidos, juntamente com uma mensagem de traficantes de droga  cujo conteúdo não foi revelado. 

Há quatro dias foram descobertos 18 cadáveres em dois automóveis abandonados  numa estrada próxima de Guadalajara, no oeste do México. 

A violência no México ligada ao tráfico de droga causou mais de 50.000  mortos desde dezembro de 2006. 

Lusa