Mundo

EUA podem fechar Guatanamo e transferir presos em segurança para as suas cadeias

O polémico centro de detenção norte-americano de Guantanamo, em Cuba, pode ser encerrado e os 166 detidos que continuam no presídio transferidos com segurança para prisões nos Estados Unidos, indica um relatório do Governo.

© POOL New / Reuters

Muitos dos detidos de Guatanamo são acusados pelos Estados Unidos de  planearem atentados terroristas contra o país. 

O relatório demonstra que, se houver vontade política, podemos, finalmente,  encerra a prisão de Guatanamo sem colocar em risco a segurança nacional",  afirmou a Senadora Democrata Dianne Feinstein, presidente do Comité de Informações  do Senado que divulgou o relatório sobre Guatanamo na quarta-feira. 

O documento mostra que as prisões norte-americanas em solo dos Estados  Estados já albergam 373 prisioneiros condenados por terrorismo que estão  distribuídos por 98 prisões. 

O presidente Barack Obama ordenou o encerramento de Guatanamo em 2009  quando assumiu a presidência, mas o desejo foi bloqueado por uma lei Republicana  que cortou os fundos para transferência de presos para os Estados Unidos.