Mundo

Principais incidentes com armas de fogo nos Estados Unidos 

A morte de 27 pessoas numa escola de Newtown,  Estado do Connecticut, no final de 2011 reacendeu o debate nos Estados Unidos  sobre o controlo da posse de armas de fogo, regulada ao nível estadual.

O massacre de Newtown, que vitimou sobretudo crianças, foi evocado na  segunda-feira pelo presidente Barack Obama no seu discurso de tomada de  posse, que estabelece como uma das prioridades para o seu segundo mandato  limitar os incidentes com armas de fogo.   

O direito a recorrer a armas está protegido constitucionalmente e qualquer  alteração tem previamente que ser aprovada por cada um dos 50 estados. 

Obama e a esquerda norte-americana enfrentam a oposição do lóbi pró-armas,  National Rifle Association (NRA), que defende que a presença de agentes  armados nos estabelecimentos de ensino. 

Alguns estados, como o Arizona, já anunciaram estar a ponderar autorizar  os professores a irem para a escola armados, para prevenir futuros incidentes.

Principais incidentes com armas nos EUA em 2012 e início de 2013:

- Pelo menos três pessoas, incluindo o atirador, foram atingidas num  tiroteio a 22 de janeiro numa universidade do estado do Texas. 

- Um adolescente de 15 anos do Estado do Novo México matou a tiro dois  adultos e três crianças a 19 de janeiro, numa casa nos arredores da cidade  de Albuquerque. O homicida foi detido após o crime. 

- A 5 de janeiro de 2013, um homem armado matou três pessoas numa casa  em Aurora, no Colorado, a mesma cidade que, em julho, foi palco de um massacre  num cinema. O homem foi em seguida abatido pela polícia. 

 - Registaram-se seis tiroteios em escolas durante este ano, que provocaram,  no total, 46 mortos e várias dezenas de feridos.  

- O tiroteio mais grave em estabelecimento de ensino decorreu na escola  primária de Newtown, no estado de Connecticut. Morreram 27 pessoas, das  quais 18 crianças de seis e sete anos. O atirador, de 24 anos e armado com  duas espingardas de assalto, suicidou-se. 

- No dia 12 de abril, um antigo estudante da Oikos University, em Oakland,  no estado de Califórnia, abriu fogo no recinto, provocando a morte de sete  pessoas e ferimentos em várias outras. A 02 de abril, um homem mata uma  mulher e seis estudantes numa pequena universidade de Oakland, na Califórnia.

- A 06 de março, uma antiga professora da Episcopal High School regressa  ao recinto, após ter sido despedida, e mata a diretora da escola com uma  espingarda de assalto. 

- O mês de fevereiro fica marcado por dois incidentes: no dia 27, um  antigo aluno abre fogo numa escola secundária em Chardon, no estado de Ohio,  matando três estudantes e ferindo outros seis, antes de ser detido; no dia  10, um estudante de 14 anos suicida-se em frente a 70 colegas, em Walpole,  New Hampshire. 

 

Outros incidentes mortíferos de destaque com armas de fogo: 

- A cidade de Aurora fez as manchetes mundiais em julho de 2012, depois  de um tiroteio num cinema ter provocado a morte a 12 pessoas e ter ferido  outras 58, durante a estreia do último filme da saga Batman. 

- Em abril de 2007, um estudante de 23 anos matou 32 pessoas, antes  de se suicidar, no complexo universitário Virgina Tech. 

- Em abril de 1999, em Columbine, no estado de Ohio, dois adolescentes  abriram fogo no seu liceu, matando 12 alunos e um professor, antes de se  suicidarem.

 

Lusa