Mundo

Chavez vai escolher data da sua tomada de posse

O Presidente venezuelano Hugo Chavez, que regressou a Caracas na semana passada, escolherá ele próprio a data para prestar juramento perante o Supremo Tribunal de Justiça, anunciou na segunda-feira o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela Diosdado Cabello.

© Carlos Garcia Rawlins / Reuters

Reeleito em outubro, o chefe de Estado passou os últimos dois meses  em Cuba, onde foi submetido a uma operação e tratamento ao cancro de que  padece, o que o impossibilitou de tomar posse na data prevista de 10 de  janeiro. 

"Cabe ao comandante dizer quando poderá convocar os membros do Supremo  Tribunal de Justiça para a sua tomada de posse", declarou à imprensa Diosdado  Cabelo, que além de vice-presidente do partido no poder também é presidente  da Assembleia Nacional.  

Fonte próxima do tribunal disse à AFP que o Supremo Tribunal de Justiça  está "preparado para a qualquer momento" receber o juramento de Hugo Chavez.

"Não temos pressa porque o presidente está em funções (...) e está em  recuperação", disse Cabello. 

O vice-presidente venezuelano, Nicolas Maduros assegurou na sexta-feira  que Chávez tem tratado de assuntos de Estado, negando os rumores de um vazio  político.