Paulo Portas chegou ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a 20 quilómetros a norte da capital, pelas 16:00 locais (20:30 de Lisboa), partindo de seguida para um hotel da capital, onde chegou pelas 19:00 locais (00:30 de sexta-feira em Lisboa), uma viagem demorada devido ao intenso trânsito de Caracas.
O ministro português deverá ser hoje recebido por uma comitiva oficial no hotel pelas 07:30 locais (12:00 em Lisboa), a qual acompanhá-lo-á até à Academia Militar, onde se encontra em câmara ardente o corpo À chegada, o chefe da diplomacia de Portugal remeteu para hoje eventuais declarações aos jornalistas.
Hugo Chávez morreu na terça-feira, em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato, em 07 de outubro.
Chávez, que morreu com 58 anos, regressou à Venezuela em 18 de fevereiro, ficou internado no Hospital Militar de Caracas e não chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana apesar dos protestos da oposição.
Nicolás Maduro, vice-presidente da Venezuela que assumiu a liderança após a morte de Hugo Chávez, vai ser empossado hoje como presidente interino e dentro de 30 dias deverá convocar eleições.