Mundo

Obama promete que responsáveis dos ataques de Boston serão "encontrados" 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje em Boston que os responsáveis pelo duplo atentado à bomba, ocorrido na segunda-feira, serão "encontrados" e apresentados diante  da justiça. 

Loading...

"Sim, vamos encontrá-los, e sim, irão enfrentar a justiça", afirmou  Obama, durante uma cerimónia ecuménica, hoje realizada na catedral da Santa Cruz de Boston (estado de Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos), para  prestar homenagem às vítimas do atentado. 

As duas explosões registadas na segunda-feira perto da linha da meta  da Maratona de Boston, que ainda não foram reivindicadas, causaram três  mortos e cerca de 180 feridos, vários em estado grave. 

"Se eles procuravam intimidar-nos, aterrorizar-nos, minar os valores  que nos fazem americanos, é preciso ser muito claro: eles escolheram a cidade  errada", declarou Barack Obama. 

Na mesma intervenção, Obama afirmou que Boston, "uma cidade aberta ao  mundo e símbolo dos valores do país", irá reerguer-se. 

Segundo o chefe de Estado norte-americano, Boston sempre "abriu o coração  ao mundo (...) a homens de todas as raças", como demonstrou a organização  da maratona da cidade. 

"No próximo ano, na terceira segunda-feira de abril, o mundo regressará  a esta maravilhosa cidade americana para correr, melhor que nunca, e para  encorajar, mais forte que nunca, a 118. Maratona de Boston", acrescentou.

"Boston, não tenho qualquer dúvida, que voltarás a correr, voltarás  a correr", disse Obama, provocando uma forte ovação das pessoas que encheram  a catedral, com uma capacidade de cerca de 2.000 lugares. 

O serviço religioso, no qual participaram líderes de várias religiões,  foi celebrado sob o mote "Cicatrizando as feridas da nossa cidade". 

As imediações e os acessos à catedral foram cortados e as medidas de  segurança foram reforçadas. 

A par de Obama e da mulher Michelle, a cerimónia contou com a presença  de várias personalidades, como foi o caso do ex-candidato presidencial republicano  nas últimas eleições e ex-governador do estado do Massachusetts (2003-2007),  Mitt Romney.

     

Lusa