Numa missiva divulgada hoje pelo gabinete do primeiro-ministro, com data de terça-feira, Passos Coelho expressa, em nome pessoal e do Governo, "sentidas condolências à nação americana, à orgulhosa cidade de Boston e a todas as famílias enlutadas".
"A nossa condenação a qualquer forma de terrorismo não pode ser maior, e asseguro-vos o apoio incondicional de Portugal aos Estados Unidos nestes tempos conturbados. Estamos certos que a resiliência e a coragem do povo americano será de grande valor para ultrapassar este brutal ataque", refere o chefe do Governo português, na missiva, em que manifesta ainda total apoio à responsabilização judicial dos responsáveis pelo atentado.
Passos Coelho deixa ainda na carta "uma palavra especial de conforto" aos cidadãos de Boston, que "tão calorosamente acolheram ao longo dos anos uma comunidade portuguesa significativa, cimentando com generosidade os laços entre os dois países".
O duplo atentado à bomba, perpetrado na segunda-feira na zona da meta da maratona de Boston (Massachusetts, nordeste), fez três mortos e mais de 170 feridos.
Lusa