Mundo

Nicolás Maduro investido Presidente da Venezuela para mandato de seis anos

Nicolás Maduro, delfim do falecido Presidente Hugo Chávez, foi hoje investido como novo Presidente da Venezuela após prestar  juramento perante o Parlamento em Caracas.  

© Carlos Garcia Rawlins / Reuters

"Juro respeitar a Constituição em nome do povo venezuelano, juro em  nome da memória eterna do 'Comandante' supremo", declarou Maduro, eleito  para um mandato de seis anos.  

Com um mandato incerto, após uma curta vitória (50,8% dos votos) sobre  o rival conservador Henrique Capriles (49%), Maduro já foi reconhecido pela  quase totalidade dos países latino-americanos, enquanto diversos líderes  viajaram para Caracas e assistiram à tomada de posse, em que Portugal esteve  representado pelo secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.  

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a sua homóloga da Argentina,  Cristina Kirchner, e os chefes de Estado do Uruguai e Bolívia, José Mujica  e Evo Morales, foram alguns dos líderes da região presentes na cerimónia,  onde também compareceram os líderes de Cuba, Raúl Castro, e do Irão, Mahmoud  Ahmadinejad, aliados próximos de Hugo Chávez.  

Na noite de quinta-feira, os líderes da União de Nações Sul Americanas  (UNASUR) reuniram-se numa cimeira extraordinária em Lima, capital do Peru,  para abordar a crise política na Venezuela, um dos maiores produtores mundiais  de petróleo.   

A UNASUR inclui doze membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia,  Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela) e atualmente  é presidida pelo Peru. 

 

     

 

Lusa