Mundo

Protestos em São Paulo e Rio de Janeiro causam pelo menos 55 feridos e 160 detidos 

As manifestações nas cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro contra o aumento dos preços dos transportes públicos provocaram pelo menos 55 feridos e 160 detidos, avança hoje a AFP.

Silvia Izquierdo

Segundo o jornal Folha de São Paulo, que cita a polícia local, o número  de detidos ultrapassou os 230 nos quatro dias dos protestos. 

Na véspera da inauguração da Taça das Confederações, que este ano se  realiza no Brasil e funciona como uma espécie de teste para o Mundial de  Futebol, várias cidades brasileiras apresentam protestos violentos. 

Em São Paulo, uma das seis cidades onde se vai realizar o torneio - entre 15 e 30 deste mês -, e que vai também acolher jogos do Mundial de Futebol do próximo ano, a polícia recorreu a gás lacrimogéneo e balas de  borracha para dispersar os cerca de 5.000 manifestantes que protestavam  no centro da cidade contra uma subida de 7% dos preços dos bilhetes do metro,  autocarro e comboio. 

No Rio de Janeiro, as manifestações reuniram 2.000 pessoas, maioritariamente estudantes, enquanto em Goiânia, centro do Brasil, a empresa de transportes locais suspendeu o aumento face às reivindicações. 

Na terça-feira os protestos de São Paulo tinham acabado em violência  com grandes danos materiais, nomeadamente autocarros queimados e muitos  vidros destruídos. 

  Lusa